segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A Parábola do filho Pródigo e seu real significado


Versículo chave: "Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau" Ec 12:14

Frase para reflexão: Preciso mudar algo para experimentar a Boa, Perfeita e agradável vontade de Deus?

Introdução

Contexto: É sobre O Reino de Deus que vamos falar, para entender melhor, é preciso refletir, existe algo em nós que precisa ser mudado? Responda para si mesmo!

A parábola do Filho Pródigo

Texto: Lucas 15:11-24

Parábolas – São utilizadas para entendermos acerca do Reino de Deus, ou acerca do Céu. 

A melhor forma de explicar algo desconhecido para alguém é dando um exemplo com algo que essa pessoa já viu, que seja de seu conhecimento, e na Parábola do Filho Pródigo não foi diferente. Jesus não usou a “Parábola do Filho Pródigo” apenas para dar algumas lições relacionadas a uma vida familiar, e relacionamento entre Pai e Filho, ele quer nos ensinar algo MUITO MAIS PROFUNDO, guarde isso, e você vai entender mais adiante!



O Filho mais novo

O que motivou aquele Jovem a voltar para casa?

1) O foco dele agora estava no Pai e não nele mesmo – Ele sabia que seu Pai o Amava, e não importava o que ele tinha feito, não importava o quanto ele tinha errado, O PAI ESTÁ SEMPRE DISPOSTO A PERDOAR.

2) O foco dele não estava mais em sua vida dissoluta, estava nas coisas boas de seu retorno – ELE CONHECIA SEU PAI, e sabia que o Pai estaria disposto a recebê-lo de volta.
3) O foco agora estava no progresso – Padecendo necessidades, ele desejou comer a bolota (lavagem) dos porcos (V.16), então sua “ficha caiu”, e ele sabia que A VIDA NA PRESENÇA DO PAI seria melhor!
1     
Porque o dinheiro dele acabou?- Ele gastou de um modo descontrolado, e com rebeldia.- Ele não soube administrar, não estava entrando nenhum dinheiro, apenas saindo.- Ele não pensou nas consequências de seus gastos, foi imprudente!

Poderíamos listar inúmeras causas prováveis, mas o principal motivo

FALTOU A PRESENÇA DO PAI!


O que temos buscado? O que as pessoas têm buscado?  Fama, Poder, Dinheiro, Felicidade, e etc...
“Seu dinheiro longe da presença de Deus, ou você acaba com ele, ou ele acaba com você – Thiago Grulha”.
“Fama – você nunca vai saber se uma amizade iniciada depois da fama é verdadeira ou se é apenas interesse ($)”.
“Felicidade – você só tem, se estiver na presença do Pai”.
“Ninguém pode ser feliz fazendo algo ao qual não nasceu pra ser”.


Comparativo: Às vezes, inconscientemente, apontamos o dedo para o Filho Pródigo, reprovando a atitude que ele teve de “PEDIR A HERANÇA” ao Pai, e seguir seu próprio caminho. Mas TODOS nós estivemos nessa mesma condição um dia... VOCÊ ENTENDERÁ MAIS ADIANTE!


LEMBRE-SE:



Deus te deu vários talentos e no mínimo um Dom. De que forma você tem usado isso tudo?

"Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau". Ec 12:14


Continuação do Texto: Lucas 15:24-32

Antes de prosseguir com a leitura responda para si:

Em sua opinião, qual filho se comportou da pior maneira?

Fiz uma pesquisa em um grupo de 17 jovens, e aproximadamente 75% das pessoas responderam que o Filho pródigo foi quem agiu “mais errado”, pois viveu de um modo dissoluto, desregrado, buscando seus próprios prazeres, e desperdiçou sua herança. Este grupo ainda defendeu o irmão mais velho, que apesar de não demonstrar nenhuma alegria pela volta do irmão, ficar com inveja, sentir-se injustiçado, foi apenas no calor do momento, e que isto não foi tão grave quanto ao modo que o irmão agiu.
Já os 25% restantes defenderam o irmão mais novo, dizendo que o irmão mais velho foi egoísta e orgulhoso, e agiu de um modo totalmente contrário à humildade demonstrada pelo irmão mais novo ao retornar e pedir perdão ao Pai.

Pois bem, vamos desmistificar essa questão!

O Filho mais velho

Apenas a título de informação, por lei o irmão mais velho (Primogênito) recebeu dois terços da herança, e o mais novo recebeu um terço da herança.

- O irmão mais velho nunca deixou a casa do Pai; 
- Era moderado, sabia administrar sua herança, e cumpria seus deveres;


Até aqui sem problema, mas sua falta de Amor era tamanha, que sequer consegue chamar “meu irmão”, (V.30) se refere ao irmão como “Este teu filho”.



Não podemos esquecer que essa Parábola não quer retratar apenas o relacionamento familiar, como eu já disse anteriormente. Ela quer nos ensinar algo MAIS PROFUNDO.


O Filho mais novo representa a condição de nós Cristãos. Um dia tivemos um relacionamento perfeito com O Pai, CONHECIAMOS O PAI, ANDÁVAMOS NA PRESENÇA DO PAI lá no Jardim do Éden. Mas quando entrou O pecado “pedimos nossa herança”, e nos afastamos de Deus, andávamos desgarrados como ovelhas indo para ao matadouro. Até que um dia, reconhecemos O nosso pecado, herdado por descendência Adâmica, e assim como o filho pródigo, voltamos para os braços do Pai no momento que reconhecemos o sacrifício de Jesus Cristo em nosso favor, e fomos remidos, recebendo a SALVAÇÃO.


Agora, não é muito estranho o irmão mais novo “receber a salvação” e o irmão mais velho não se alegrar com isso?


O irmão mais velho embora tivesse muitos bens, era egoísta, e fez questão do cabrito destinado à festa do irmão (V.29).
Nesta parábola, o filho mais velho representa os fariseus. O filho mais velho sempre esteve em casa (Igreja/Templo), mas isso não significa necessariamente conhecer a Deus.

O filho mais velho também precisa de: arrependimento, salvação, encontro real com seu pai (Deus)


O filho mais velho estava com sua candeia apagada. Ele demonstra isso no momento que não se alegra por seu irmão que acabou de receber a Salvação. O irmão mais velho, assim como os Fariseus, são retratos de uma Igreja morta, sem amor pelos perdidos, ou mesmo pelos que já se encontram salvos.


Reflita, você tem sido negligente desperdiçando a herança que recebeu? Quanto você tem desperdiçado?

LEMBRE-SE: 



O PAI ESTÁ SEMPRE DISPOSTO A PERDOAR!

Se você já conhece O PAI, VIVA NA PRESENÇA DELE e estreite seu relacionamento com Êle.

Frequentar uma Igreja não significa conhecer o Pai! Religião não salva ninguém, só JESUS SALVA!



Se você ainda não conhece O PAI, e ainda não aceitou a JESUS CRISTO como único e suficiente Salvador o faça ainda hoje, pois amanhã pode ser muito tarde!
A VIDA NA PRESENÇA DO PAI É MUITO MELHOR!

"Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau". Ec 12:14
Que Deus abençoe a todos!

(Por: Vinícius Fratucci)

7 comentários:

  1. boa mensagen,para as famílias de um modo geral,principalmente para os que se dizem ( salvos ).
    evangelista ; wellington silva.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito mesmo mas eu gostaria de perguntar algo pork ke nao me sinto com fe enquanto eu ja sei o que e a palavra de deus pra eu ter mais fe o que posso fazer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. busque ter experiencias ,praticas daquilo que voce ja acredita

      Excluir
  3. Eu gostaria de se escrever aqui pra que eu cunheca mais coisas sobre deus

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse consentimento dessa palavra pro
    lado do irmão mais velho pois todos pregam sobre o filho pródigo mas esquecem que o mais velho também tem um papel importante quando falamos de amor ao próximo.

    ResponderExcluir
  5. pregação sabia afim de chamar os que ainda precisam conhecer o pai em espirito e verdade.

    ResponderExcluir
  6. muito enteresante essa passagem viu amei..

    ResponderExcluir