quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Retribuir o mal com o BEM

Leitura bíblica:
Provérbios: 15.1-4; 7




Com freqüência justificamos nossas atitudes e comportamentos com base naquilo que os outros nos fazem. Podemos também alegar que estamos estressados, devido ao mundo agitado em que vivemos. Veja a seguinte sequencia de fatos e compare-a com sua vida. Será que você já não se envolveu numa situação semelhante, tentando justificar seus atos com o mal que lhe fizeram?

Um diretor de empresa insultou seu gerente porque estava irritadíssimo. O gerente brigou com sua esposa, acusando-a de gastar demais. Nervosa, ela falou asperamente com a empregada, que deixou um prato cair no chão.A empregada chutou o cachorrinho, no qual tropeçara enquanto limpava os cacos. O cachorro saiu correndo e mordeu uma senhora que passava pela rua. Ela teve de ir à farmácia para fazer um curativo e tomar uma vacina. A senhora reclamou com o farmacêutico porque a vacina doeu ao ser aplicada. Este, ao chegar em casa, brigou com a esposa porque o jantar não estava do seu agrado. A esposa, por sua vez, beijou o marido e afagou seus cabelos, dizendo: “Querido, amanhã farei seu prato favorito. Você trabalha muito, está cansado e precisa de uma boa noite de sono. Vou trocar os lençóis de nossa cama por outros limpinhos e cheirosos para que durma tranqüilo. Amanha você vai se sentir melhor”. A sequencia de retribuição do mal rompeu-se quando encontrou a tolerância, a doçura, o perdão e o amor.

Quando alguém lhe fizer algum mal, não revide nem desconte nos outros. Faça o que a Bíblia ensina: seja educado, humilde e amoroso, Nosso texto bíblico diz que a palavra ríspida desperta a ira, mas a resposta calma desvia a fúria(v1), como ocorreu na historia acima; o falar amável é árvore de vida (V4) e as palavras dos sábios espalham conhecimento (v7). Retribua o mal com o bem e semeie a compreensão, a tolerância e o amor no coração das pessoas.

Tolerância e amor bloqueia o avanço do mal.

Não retribuam o mal com o mal, nem insulo com insulto, ao contrario, bendigam (1Pe 3.9a)

Nenhum comentário:

Postar um comentário