quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Jesus, um convidado especial

O primeiro milagre de Jesus. João 2:1-11

João 2:1 Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, e estava ali a mãe de Jesus;
João 2:2 e foi também convidado Jesus com seus discípulos para o casamento.
João 2:3 E, tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm vinho.
João 2:4 Respondeu-lhes Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
João 2:5 Disse então sua mãe aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.
João 2:6 Ora, estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou três metretas.
João 2:7 Ordenou-lhe Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram- nas até em cima.
João 2:8 Então lhes disse: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E eles o fizeram.
João 2:9 Quando o mestre-sala provou a água tornada em vinho, não sabendo donde era, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água, chamou o mestre-sala ao noivo
João 2:10 e lhe disse: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.
João 2:11 Assim deu Jesus início aos seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.

É uma pena vermos a forma que o casamento tem tomado nos dias de hoje, as pessoas já se casam com o seguinte pensamento: "Se não der certo, separa".
A verdade é que o casamento é algo muito sério, é o início de uma família, e o fato de Jesus ter feito seu primeiro milagre em um casamento, mostra o quanto isto é especial. Vamos aos fatos:

A festa de casamento estava em seu auge, quando acaba o Vinho. Você já parou pensar na gravidade disso? Talvez não, mas imagine que você está dando uma festa, seus convidados estão todos presentes, te apoiando, e repentinamente as bebidas se acabam! Já imaginou a Vergonha que você sentiria? Não seria pouca não é? Afinal de contas, nesta festa estão TODOS os seus convidados, as pessoas que convivem com você. E no costume Judaico, um fato como este, além da vergonha, tinha uma questão ainda mais séria, o ato de faltar vinho demonstraria falta de respeito por parte dos anfitriões, seria ainda mais sério que nos dias de hoje.

Então Jesus, O convidado mais que especial opera seu primeiro milagre, pede todos os recipientes e faz com que a água se torne vinho. Isso, além de glorificar a Deus, pois muitos que viram o milagre, creram no Senhor Jesus, ainda reverteu a situação no qual a festa seria encaminhada, a ponto do noivo ser elogiado pelo bom vinho.

João 2:10 e lhe disse: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.


Com isso, podemos fazer uma comparação, se Jesus não tivesse sido convidado para aquele casamento, o vinho teria acabado e seria motivo de vergonha para os noivos.

Mas quando Jesus é convidado para entrar em um casamento, Ele garante exatamente o contrário, a vergonha passa a ser Honra, podemos notar isso pelo elogio que o noivo recebeu, mencionado no versículo 10.

Conclusão: Convide Jesus para entrar em seu casamento, ele fará com que o Amor nunca se acabe, ainda que as coisas não andem muito bem no seu casamento ou relacionamento, sabemos do Poder que há no nome de Jesus, e Ele pode mudar a sua situação seja ela qual for, da água para o vinho.

Que Deus o abençoe.

(Por: Vinicius Fratucci)

Um comentário:

  1. Na verdade foi no dia 06/09, no aniversário de 1 ano de casamento da Katucha e Carlos que tivemos essa reflexão. =)

    ResponderExcluir