sexta-feira, 26 de junho de 2009

Aprendendo com a Ressurreição de Lázaro

(Esta mensagem teve início no dia 20/06/09, e foi concluída no dia 04/07/09 no Pico do Jaraguá).

Texto chave: João 11:1-45

Se você não tem uma Bíblia em mãos, pode acompanhar a leitura através do Link:
João - Capítulo 11

João 11:2 – Porque João fez questão de dizer que O Enfermo Lázaro era irmão de Marta e Maria, e ainda enfatizou o fato de Maria ter ungido o Senhor e secado seus pés com seus cabelos?

João 11:3 – Porque dizer que o que estava enfermo era aquele a quem Jesus amava? (Ama)

João 11:4
– De que forma o Filho de Deus seria Glorificado através desta enfermidade?

João 11:5
– Enfatiza o fato de Jesus amar aos três.

João 11:6 – Ouvindo pois que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde estava. Porquê?
**********
João 11:8-14 – A priori, os Apóstolos achavam que Lázaro estava apenas em um sono, dormindo, e os apóstolos pedem que Jesus o desperte. Mas então Jesus fala claramente: Lázaro está morto.

O que o Senhor Jesus quis dizer se referindo ao “Sono”?

1 Corintios 15:51 - Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos
1 Corintios 15:52 - num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

Quando uma pessoa morre, ela está morta para a vida terrena, mas para Deus ela está apenas dormindo (Sono), pois irá despertar com o “Soar da trombeta”, será transformado, e estará na presença de nosso Senhor. Quanto ao versículo 51, quer dizer que nem todos experimentarão do sono, pois temos a certeza de que Cristo vai voltar, e aqueles que estiverem vivos serão transformados (sem ter experimentado o Sono, que é a Morte). Isto é válido apenas para aqueles que têm A certeza de Salvação, que é garantida pelo Sangue de Jesus. Você tem essa certeza?
**********
João 11:15 - e por vossa causa me alegro de que lá não estivesse, para que possais crer; mas vamos ter com ele.

Para que acrediteis em que?

João 11:17 - Chegando Jesus, encontrou Lázaro já sepultado, havia quatro dias.

Porquê enfatizar o fato de Lázaro estar a 4 dias na sepultura?

João 11:35-37
– Jesus Chorou, e alguns diziam, vede como amava...
E alguns disseram, já que ele foi capaz de abrir os olhos de um cego, não poderia fazer com que esse não morresse?
As pessoas duvidavam de Jesus...

João 11:39 – Lázaro já havia morrido há 4 dias, o corpo já cheirava mal. E aos olhos de Marta e Maria não havia mais o que se fazer.
Elas criam que Jesus poderia tê-lo curado se tivesse chegado antes, mas não criam que Jesus poderia ressuscitar a Lázaro, o amado irmão.

João 11:40–42 – Esses versículos, na minha opinião são o Auge desta mensagem, pois Jesus revela qual era o seu Objetivo: A Glória do Senhor Deus.

João 11:45 – Lázaro foi ressuscitado e os Judeus que presenciaram ao milagre Creram nEle.

E agora a resposta a todas as perguntas que foram feitas:

A Ênfase ao fato de que Jesus amava a Lázaro, Marta e Maria, é para mostrar que Jesus, estando na forma humana, permitiu o sofrimento à seus amados, e até mesmo Ele sofreu, chorando com eles, pois sabia que Deus tinha um plano maior.

Os Judeus acreditavam que até o 3º dia o espírito ainda habitava o corpo, então tecnicamente, para eles a pessoa ainda não seria considerada “morta”. E então Jesus ressuscita a Lázaro ao quarto dia, fazendo com que até mesmo os Judeus acreditassem que Jesus era O Filho de DEUS, e então se converteram(Creram, como Jesus havia previsto).

E deixo um desafio a você meu amado, será que não existem situações em sua vida em que é preciso esperar o tempo certo para agir, afim de que o nome de Deus seja glorificado? Se Jesus não esperasse o 4º dia para ressuscitar a Lázaro, aqueles Judeus não teriam acreditado que Ele era o filho de DEUS, e o nome do Senhor não seria glorificado.

É necessário renunciar nossas próprias vontades, e esperar o tempo de Deus para que obtenhamos a vitória, e o nome de nosso Senhor Jesus Cristo possa brilhar em nossas vidas.

Mas se você ainda não conhece verdadeiramente o Senhor Jesus, e não tem certeza de salvação, faça como aqueles Judeus que presenciaram ao milagre. Reconheça que você é um pecador, peça perdão de seus pecados, e peça para que o nosso Senhor Jesus habite em sua vida.

Que Deus o abençoe!

(Por: Vinicius Fratucci)

Um comentário:

  1. Sem palavras para a programação no Pico do Jaraguá. Deus falou muito comigo, em todas as situações, e pude ver a Mão de Deus sobre a cidade de São Paulo.

    ResponderExcluir