sábado, 2 de maio de 2009

Vencendo o "MEDO"

A nível introdutório, uma pequena piada:
Dois Pastores não se encontravam há muito tempo, desde os tempos de seminário, repentinamente se encontram e começam a conversar, quando um deles pergunta:
Primeiro pastor: quantos membros há na sua congregação?
Segundo pastor: oitenta.
Primeiro pastor: todos eles são ativos?
Segundo pastor: todos. Quarenta são ativos em meu favor, e quarenta são ativos contra mim.


Avalie-se, você está engajado na obra do SENHOR? Pode afirmar SIM? NÃO? Ou está em cima do muro.... Morno?

Talvez você ainda não tenha se dado conta de que “Não existe meio termo, se não está a favor, você está contra!”
Por exemplo em um cabo de Guerra, se você se omitir a ajudar a sua equipe, automaticamente você estará contribuindo para a sua derrota.


Vejamos o que a palavra de Deus diz sobre isso:
Apc. 3:16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.


Antes de prosseguir, leia o capítulo 13 de números, e o 14 até o versículo 25.

O medo e o desânimo dos dez espias:
A bíblia diz que por falta de fé dez homem covardes causaram pânicos no meio do povo de Israel. No momento mais propicio para avançar, quando o povo de Israel havia sido tocado sensivelmente pelas “ boas novas” da terra prometida,surgiu um entrave as palavras de desanimo dez espias.
As palavras dos dez covardes: O povo é mais forte do que nós...” vimos ali os filhos de Enaque (homenzarrões) gigantes eles ainda disseram : perto deles somos como insetos.
Nunca devemos esquecer que por piores que sejam as circunstâncias que nos cercam, Deus è quem batalha por nós. Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele (Hb. 10-38).

Nesta parte vemos o poder que a palavra tem, os 10 espias disseram muito mais Contras do que Prós como resultado da espionagem que durou 40 dias, se intimidaram com o tamanho dos Gigantes e se esqueceram do tamanho de DEUS, sentiram MEDO, e este MEDO é contagioso, todo o povo temeu, (Nm 14:1-4) a ponto deles desejarem ter morrido no deserto. Por isso devemos tomar muito cuidado à quem damos ouvido, pois o MEDO não provêm de Deus!

O MEDO – Faz perder a força, perder a visão, perder os sonhos, perder a coragem... MEDO!

A atitude de Josué e Calebe, rasgaram seus vestidos. (Nm 14-6) em contrariedade com os demais espias. Falaram “a terra é muito boa” vamos possuí-la se o Senhor se agradar de nós no-la dará...são eles nosso pão vamos amassa-los como massa de trigo para o pão porque o Senhor é conosco. De qual classe você faz parte ? dos dez covardes ou da classe de Josué e Calebe?
Quantos que não foram chamados e enviados por Deus mas pararam no meio do caminho,no meio da jornada com medo de gigantes e por falta de fé.
Conosco está o Senhor, conosco estão os carros de fogo, conosco está uma legião de anjos,conosco está o Espírito Santo,conosco está a tua graça, conosco está a sua promessa.

Quando temos a visão espiritual, e Fé em Deus, nós motivamos os que estão à nossa volta. Graças à forma toda especial que Deus usou Josué e Calebe, o povo adentrou à terra prometida, alcançaram a vitória! Mas nem todos obtiveram a vitória, Moisés mesmo, só pôde ver de longe o povo adentrando na terra prometida.

(Por exemplo na história de Neemias, na metade do Muro a Obra parou) Os construtores só viam o entulho, perderam a visão do Muro terminado, isso aconteceu quando deram ouvido às pessoas pessimistas ao redor, e sentiram MEDO dos inimigos que se opunham à construção do Muro. Sabemos que não é fácil, mas por mais difícil que seja, devemos continuar a obra, sempre confiando em quem está ao nosso lado, O Senhor Deus!

Talvez seja o seu caso, meu amado, será que o MEDO te impediu de terminar alguma obra? Você tem alguma pendência com Deus? Existe algo no qual você lutou muito para conseguir, mas que na metade do caminho o MEDO te impediu de prosseguir? Confie em Deus amado, e siga alguns passos para vencer o medo:

1) Trace um Objetivo.
2) Temos uma ajuda sobrenatural. (Salmo 27:1) (Isaías 49:15)
3) Divida responsabilidades. (Não queira abraçar o mundo, Ex.: Reconstrução dos muros, Neemias conseguiria reconstruir sozinho?)
4) Busque ajuda nos que pensam como você. (Senão ao invés de influenciar... você acaba sendo influenciado)
5) Não pense que só você tem problemas.

A força que o MEDO tem, é a força que VOCÊ dá a ele!
Que Deus te abençoe!

(Por: Vinícius Fratucci)

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Precisamos saber que se Deus é por nós, ninguém será contra nós. Se Deus está conosco, somos maioria absoluta. Quando Deus está no controle, o medo pode até nos abalar, mas não é forte o bastante para nos derrubar. Devemos enfrentar o medo não com a possibilidade da vitória, mas com a certeza da vitória, porque Deus jamais saiu vencido de uma batalha.
    Pensem nisso!
    Abraços Luciana

    ResponderExcluir
  3. VINI, BEM LEGAL ESTE ESTUDO.
    QUANDO VC PERGUNTA EM QUAL CLASSE VC SE ENCONTRA, É BEM PROVÁVEL QUE PENSAMOS:É CLARO QUE ESTOU COM JOSUÉ E CALEBE! MAS SE TROUXERMOS PARA A REALIDADE DAS NOSSAS IGREJAS, O QUE VEREMOS SÃO JOVENS APÁTICOS E TOTALMENTE INDIFERENTES COM O REINO DE DEUS.
    JOVENS QUE ATÉ TEM O COMPROMISSO DE FREQUENTAR OS CULTOS,MAS SUA PRÓPRIA INDIFERENÇA COM OS DESAFIOS É CAPAZ DE CONTAMINAR O GRUPO, ONDE SE CONCLUI QUE: AH, TÁ BOM DO JEITO QUE TÁ,MUDAR PRA QUE?,NÃO VAI DAR CERTO MESMO.
    DAÍ LEMBRO DA PIADA DOS DOIS PASTORES... E PERGUNTO PARA OS JOVENS: VC ESTÁ APÁTICO COM AS "COISAS" DA IGREJA?, INDIFERENTE SE O BAIRRO DA SUA IGREJA ESTÁ SENDO ALCANÇADO?
    NEM LIGA SE ESTÁS AMADURECENDO,OU SE DEUS ESTÁ SENDO GLORIFICADO NAS NOSSAS REUNIÕES?
    É CERTO ENTÃO QUE VC ESTÁ INDO NA TURMA DOS "ATIVOS CONTRA O PASTOR".......

    ResponderExcluir
  4. ...É, acho que tenho algumas pendencias com Deus!
    Muito Show teu Blog Vizinho,ficou mais facil estudar a Biblia!
    Parabéns e ótima idéia!

    ResponderExcluir
  5. "A força que o medo tem, é a força que voce da a ele..."

    A-M-E-I !!!!

    ResponderExcluir