segunda-feira, 27 de abril de 2009

A parábola das 10 virgens

Mateus 25:1-13

“ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
2 E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
3 As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
4 Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
5 E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
6 Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
7 Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
8 E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
9 Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
10 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
11 E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
12 E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.”

Mateus neste texto nos relata a Parábola das 10 virgens. As virgens representam todos os crentes. O que significa que, na igreja, há dois tipos de crentes: O Prudente e o Néscio; o vencedor e o derrotado. E o que diferencia o Prudente e Vencedor, nesta parábola? É que, além da lâmpada, ele tem azeite sobrando. O Néscio e derrotado, não é cheio do Espírito Santo O outro aspecto que precisa ficar claro é que a ênfase da parábola não é a salvação do indivíduo, mas o Reino do Senhor Jesus Cristo. Observe o primeiro verso: “Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.”

Significado de alguns termos desta parábola:
* As Noivas - representam os crentes;
* O Noivo, representa o Senhor Jesus Cristo.
* As Virgens - o termo não deve ser visto literalmente. Todos os crentes são vistos como Virgens diante de Deus – separados para o deleite de Deus;
* O número 10 - significa a completude da responsabilidade humana. Por isso nós, os homens, temos 10 dedos nós pés e nas mãos. Por isso os mandamentos que Deus deu a Moisés são 10. Isso significa que essas 10 virgens englobam todos os crentes de todas as épocas;
* Lâmpada - O que significa na Bíblia? Provérbios 20:27 diz que o espírito do homem é a lâmpada do Senhor. Essas lâmpadas que estavam com as virgens representam nosso espírito recriado. O nosso espírito é como uma lâmpada que foi acesa diante de Deus.

Essa parábola é muito conhecida no meio Cristão, mas talvez nunca tenha pensado se acontecesse uma situação parecida com você. Imagine que você é uma das virgens imprudentes, os noivos começam a chegar, você não tem azeite para manter sua lâmpada acesa, pede a um amigo, irmão, ou ente querido, e ele te responde, não vou te emprestar, pra não faltar a mim e a você, mas vai à venda, e compre!

A primeira impressão que temos é de egoísmo, mas ao analisarmos com calma, vemos a sabedoria, pois melhor seria 5 virgens obterem êxito, do que as 10 fracassarem.

E mais, não se trata de egoísmo, pois como vimos acima, traduzindo a parábola, as lâmpadas simbolizam o nosso Espírito, e o que alimenta essas lâmpadas, neste caso o azeite, nada mais é que a comunhão que os Salvos têm com o Senhor Jesus, logo, é algo que não poderia ser doado e nem compartilhado, pois a salvação é individual.

Nós como crentes temos temos o papel de alertar aqueles que porventura estejam vacilantes na Fé, e tomarmos a mesma atitude já mencionada na parábola, aconselhar esses amados à irem à Venda e comprarem o Azeite. Isto é, orientar esses amados a estabelecerem um relacionamento íntimo com Deus, viverem uma vida de obediência, e estarem prontos para a volta de Cristo. Se Jesus voltasse agora, você estaria pronto para subir com Êle?

E aí irmão, você está preparado?


(Por: Vinícius Fratucci)

4 comentários:

  1. tudo bem essas virgems eram asposas ou damas de honrra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A partir do primeiro versículo, fica claro que se trata de "Esposas", já que esperam o "Esposo", mas não se prenda a isso meu amado, afinal, isto foi uma parábola, utilizada para entendermos que nós como "Igreja", devemos aguardar prudentemente a "volta de Cristo", que neste caso é o Esposo. Que Deus nos abençoe.

      Excluir
  2. A Paz do SEnhor! Muito profundo o estudo e valioso

    ResponderExcluir