quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O que a Bíblia fala sobre UNIÃO? - Parte I


O que seria união?
Ato ou efeito de unir; Ajuntamento, reunião; Ligação, junção; Ponto de contato; Casamento; Aliança; Pacto, acordo; Laço, Vínculo.

Texto de referência: Fp 1:1-4
Quando começamos a ler esta carta de Paulo aos Filipenses, a primeira impressão que temos é de que o objetivo principal era alertar da importância de ter bispos e diáconos na Igreja. Mas ao ler a carta toda fica nítido que tem algo muito importante a ser transmitido, e é justamente a “União”!

Na continuidade ele agradece pela cooperação no evangelho (Vrs. 5) , pelo apoio em oração e defesa dele enquanto esteve preso. (Vrs. 7)

E então começa a mudar um pouco o sentido da carta, Paulo diz que pede em oração para que o Amor cresça naquela Igreja, assim como o conhecimento, discernimento, para que sejais SINCEROS, e sem OFENSAS, até o dia de Cristo. (Vrs. 9 e 10)

Isso mostra que a Igreja enfrentava problemas, Mas na Bíblia sempre tem a solução, e os problemas só seriam vencidos naquela Igreja de uma forma, e é isso que vamos focar.

A carta continua...

Filipenses 1:27 Somente portai-vos, dum modo digno do evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que permaneceis firmes num só espírito, combatendo juntamente com uma só alma pela fé do evangelho;

Paulo alerta para permanecerem firmes, juntos, num só espírito, unidos combatendo juntamente.

Que espírito seria esse? (repare a letra “e” minúscula)
Era o espírito de união!

Agora eu deixo a seguinte pergunta: Como eu posso contribuir para a União da minha igreja? O que eu tenho que fazer?

Hoje em dia infelizmente o que vemos nas Igrejas ao invés de união, é desunião, ao invés de Cooperação e ajuda, vemos Contendas e Intrigas.
Será que a Bíblia diz algo a respeito disso? Cristo previu isso?

É só lembrar que a primeira vez que lemos de uma Igreja local novo testamento, foi retratando um problema entre dois irmãos. (Mt. 18:15-17).

CRISTO JÁ SABIA DISSO, MAS ISSO NÃO AJUDA AINDA, COMO RESOLVER O PROBLEMA DA DESUNIÃO?

Pra entender como resolver o problema da Desunião é necessário entender o que causa este problema. Sem dúvida sou "EU".

Repare a figura abaixo:



E agora meu irmão, seja sincero, o que você primeiro? O "ME" ou o "YOU"?

A maioria das pessoas vêm primeiro o "ME", ou seja, o que é de MEU interesse, mas o "YOU", o interesse alheio, sempre fica para segundo plano. E isso não é diferente em nossas vidas, queremos atender a nossos próprios interesses e desejos, o EGO fala mais alto e o nosso Próximo não tem vez.

Quando existe briga ou conflito entre duas pessoas, o motivo sempre será o mesmo. Quando o EU fala mais alto, isso desde o início. (Adão e Eva, Caim e Abel, etc..) Se você olhar os problemas e conflitos que aconteceram, e a Bíblia nos relata, você verá que sempre, de alguma forma, o conflito foi causado pelo EGO!

Filipenses 2:2 completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa;

“Mesmo” modo de pensar, tendo o “mesmo” amor, o “mesmo” ânimo, pensando a “mesma” coisa.

“Oh, quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união” (Sl 133:1)

A palavra MESMO se repete diversas vezes, por qual motivo?
Isso quer dizer que para resolver o problema da Desunião, é necessário estarmos dispostos a isso, com um mesmo modo de pensar, mesmo ânimo, e o mais importante, vontade de resolver o problema!

Filipenses 2:3 nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo;
Filipenses 2:4 não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
Filipenses 2:5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus,

Fica claro que devemos “rebaixar” o nosso EU já que queremos ser verdadeiros imitadores de Cristo, e fazer as coisas não por Vanglória, pois isso destacaria o nosso EU, devemos fazer por humildade, e considerar os outros superiores a nós mesmos, para haver Paz na Igreja. (Veja bem, a Bíblia não diz para nos considerarmos iguais aos outros, mas considerar os outros SUPERIORES a nós mesmos)
Pode até parecer um absurdo se olharmos com nossos olhos humanos para isso, mas a realidade é exatamente essa!

Gálatas 2:20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

Filipenses 2:3 nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo.

Lembre-se irmão, que quando aceitamos a Jesus Cristo como Nosso Salvador, recebemos o Espírito Santo em nossas vidas, e temos condições de vencer o nosso EGO, não é fácil, mas é Possível.

Que Deus nos ajude a obedecermos mais esta lição que Êle nos deixou! Deus te abençoe!


(Por: Vinícius Fratucci)

15 comentários:

  1. paz do senhor irmão! ameia este poster é otimo
    é tudo oq eu estava preucurando
    vou copiar esta mensagem para fins evangelisticos
    espero q não se emporte quero espalhar a mensagem de cristo.
    meu email: luiz-olimpio@hotmail.com
    meu site: http://www-iap-tobiasbarreto.ning.com/

    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem meu querido, pode pegar a mensagem sem problemas! Se postar em seu site, peço apenas que cite a autoria, para que outros possam chegar a este Blog, cujo propósito é exclusivamente pregar A PALAVRA DO SENHOR. Que Deus te abençoe.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Desculpe a demora em responder, pode pegar a mensagem sem problemas! Se postar em seu blog, peço apenas que cite a fonte, para que outros possam chegar a este Blog, cujo propósito é exclusivamente pregar A PALAVRA DO SENHOR. Que Deus te abençoe.

      Excluir
  3. Aleluia!
    Linda palavra
    Gostei bastante...

    Dá uma olhada nosso blog
    Se gostar Seja um seguidor!

    http://comoralraiodeluz.blogspot.com/

    Que Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã! Gostei do Blog, vou segui-lo, e com certeza vou tirar algumas idéias de lá. Sinta-se a vontade para divulgar este blog, e pegar algum estudo que sentir o desejo no coração... Que Deus te abençoe.

      Excluir
  4. Nossa já havia me esquecindo desse sermão, ameu muito relembra-lo falou mais um avez grandemente .
    Que relmente o meu eu seja deixando de lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Gleice, continue sendo bênção lá na BEREANA. Que DEUS te abençoe.

      Excluir
  5. amei errei em cima quiz dize que amei relembra-lo

    ResponderExcluir
  6. paz, amado gostei de tudo que li min deixou inspirada o bastante para proseguir com a minha missao ja que sou pastora e tenho uma boa equipe trabalhando na obra, vou passar o seu texto que é muito bom sobre 'união meu imail é tatianabaia@hotmailcom.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém minha Querida, A PALAVRA DE DEUS deve ser mesmo compartilhada! Pode divulgar as mensagens daqui, e se possível, divulgue o Blog também. Que DEUS te abençoe.

      Excluir
  7. GOSTEI DEMAIS VINICIUS, TIREI DO SEU ESTUDO UMA MINISTRAÇÃO PARA UMA MULTIDÃO, DEUS TI ABENÇOE! @Prhelciomaia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Irmão, sinto-me honrado por ter sido usado por Deus em sua vida, e de alguma forma também na vida da multidão que ouviu o seu sermão. Se puder divulgar o Blog, principalmente aos seus Jovens, ficarei agradecido. Que Deus te abençoe!

      Excluir
  8. Excelente, seguindo o blog. E até vou usar esse texto na ministração de louvor hoje na igreja. Glórias a Deus.

    Vou deixar aqui também meu blog, quando quiser fazer uma visita.
    eupoeticamente.blogspot.com.br

    Um abraço.
    Alla'n Camargo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu querido! Continue firme nos caminhos e propósitos do nosso Senhor!

      Vou visitar seu blog sim!

      Forte abraço!
      Vinicius

      Excluir