domingo, 25 de janeiro de 2009

Abra os olhos meu irmão


II Co 4:4
Sabemos que Satanás tem cegado o entendimentos dos incrédulos, para que não resplandeça a Luz do Evangelho, mas o sentido que queremos dar para a Cegueira, é um pouco diferente. Essa ferramenta tão utilizada por Satanás, pode ser usada contra nós crentes?

Na sequência, fizemos uma dinâmica, onde dois jovens estavam vendados e tinham o objetivo de golpear um ao outro. No auge da “briga” nós desvendávamos um dos jovens e observamos o que acontecia, abrimos para discussão, e de uma forma maravilhosa Deus usou a boca de cada um para dizer coisas que eu mesmo não tinha enxergado ainda, mesmo meditando a semana toda nesse estudo. Segue abaixo alguns dos comentários:

* Os bastões são “setas” que o inimigo lança, quando estamos de olhos abertos, enxergando o que Deus tem para nós, somos capazes de desviar, mas quando estamos vendados ou “cegos”, somos facilmente atingidos.

* Ainda que estejamos enxergando, não é fácil “permanecer de pé”, ainda assim podemos ser atingidos, e a batalha vai ser difícil.

* As vezes, a venda em nossos olhos pode ser um pecado, que esteja nos impedindo de estar próximo de Deus, e o afastamento de Deus bloqueia a nossa visão.


*** CRENTE CEGO ***

Texto de referência: Lucas 6:39-42
E dizia-lhes uma parábola: Pode porventura um cego guiar outro cego? Não! Porque irão cair na mesma cova!
Vrs. 39 – Crente cego guiando outro crente cego.
Vrs. 41 e 42 – Às vezes enxergamos apenas um cisco que caiu no olho de um irmão nosso, mas não vermos a trave que está no nosso olho. As vezes pensamos que a cegueira afeta apenas os incrédulos, e não percebemos que estamos cegos!

Mateus 15:14
Mais uma vez falando sobre a cegueira, e perguntando de pode um cego guiar a outro cego. Será que as vezes criticamos demais as outras pessoas e não percebemos que o problema pode estar em nós mesmos? Seria isso um tipo de cegueira?

Ilustração – Cegueira Espiritual

O Dono Da Estrada E O Porco

Certa vez um homem andava correndo num carro novo que havia comprado. O carro era possante e rápido. Ele gostava de carros assim e se enchia de orgulho olhando a nuvem de poeira que subia por trás de seu carro enquanto corria nas estradas de barro do interior.
Um belo dia ele estava correndo numa estrada assim todo satisfeito com a nuvem de poeira e o vento batendo no seu rosto. De repente, ele avistou um carro se aproximando da outra direção. Ele percebeu que o carro estava correndo igual ao carro dele. Ao se aproximar mais ainda ele viu que este carro também era novo e da mesma marca que o carro dele.
Cheio de inveja ele pisou no acelerador e resolveu dar uma lição no outro motorista de como correr de carro em estrada de barro. Os dois carros estavam se aproximando uma curva perigosa na estrada. O motorista orgulhoso nem tirou o pé do acelerador, mas resolveu entrar na curva na velocidade máxima.
Assim que ele começou a entrar na curva ele percebeu que o outro carro, ao se aproximar dele estava deslizando no barro. Parecia que o motorista estava perdendo controle. E, o pior, ele viu que o motorista era uma mulher. Rapidamente ele girou o volante e evitou uma batida enquanto o outro carro passou, quase batendo. A mulher, do volante do outro carro gritou "Porco"! O motorista orgulhoso, enraivecido revidou "E você é uma vaca"!
Mas, logo na frente, ao completar a curva o motorista orgulhoso espatifou o grande porco que havia se deitado no meio da estrada e pelo qual aquela senhora havia desviado e tentado avisá-lo.
Fonte: http://www.eternamisericordia.com.br


Para a Ilustração acima, o homem foi cegado pelo seu próprio Orgulho e Soberba, comprovando que existem vários tipos de cegueira, por isso devemos tomar a mesma atitude que o Salmista do salmo abaixo:

Salmo 119:18
"Desvenda os meus olhos, para que eu veja as maravilhas
da tua lei"

Mais um versículo que fala sobre a cegueira, o Salmista pede para que Deus tire a venda de seus olhos, e isso nos faz refletir:

Será que existe algo em minha vida que tem bloqueado minha visão, e feito com que eu não consiga enxergar o melhor de Deus pra mim?

E para tirar a própria venda, às vezes é necessário pedir perdão para alguém, ou até mesmo para Deus, e confessar um pecado que às vezes pode até já ser de “estimação”.

“As pessoas procuram as bênçãos de Deus, mas não querem nem saber do Deus das bênçãos”.

Essa triste realidade tem cegado pessoas das mais variadas faixas etárias, e é preciso estarmos atentos, e guardarmos o Salmo 119:18 em nossos corações:

"Desvenda os meus olhos, para que eu veja as maravilhas
da tua lei"

Que Deus abençoe a todos nós!


(Por: Vinícius Fratucci)

2 comentários:

  1. E estudo pra mim particularmente foi uma bênção, depois da dinâmica o pessoal ficou a vontade para comentar o que tinha entendido e fez um comparativo com a vida do Jovem no dia-a-dia. Com certeza saímos desse encontro mais edificados.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Paz e Bem..

    Gostei muito deste artigo:
    Ilustração – Cegueira Espiritual

    O Dono Da Estrada E O Porco

    olhem no site que foi citado http://www.eternamisericordia.com.br
    tem muito mais artigos.

    Abraços. Muita paz

    ResponderExcluir