segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Líder - Eu não preciso ser reconhecido

No início da nossa última programação pedi que os jovens presentes se espalhassem pela Igreja e fizessem um desenho de si próprios, da forma que se vêm. Passado o tempo que haviamos combinado os desenhos foram recolhidos.
Nos reunimos novamente, eu mostrava os desenhos, dizia quem era o autor, colocava defeitos nos desenhos, expressava a minha opinião crítica (para não dizer estúpida), e fui amaçando os desenhos e os jogando fora, um-a-um.

Após esta cena, vendo a indignação dos Jovens, começamos a debater o que tinha acontecido, e perguntei o que eles sentiram ao ver seus desenhos amassados. Aqui uma breve lista de algumas coisas que eles sentiram:

"- Fiquei triste, deu o maior trabalho..."
"- Não gostei de você ter amassado, porque ali tinha tudo que eu gostava..."
"- Fiquei bravo, pois eu me esforcei pra fazer o desenho..."
"- Era a minha criação..."
"- Me senti indignado..."
"- Você menosprezou o meu desenho... Faltou valorização..."
"- Me senti injustiçado..."
"- Decepcionado..."


A lista poderia se estender mais, porém esses exemplos já são o bastante para aprendermos algo precioso.

Como líder, nós nunca podemos fazer algo pensando no reconhecimento das outras pessoas. Você e Deus sabem o tempo, e os recursos gastos para fazer uma determinada atividade, e o importante é o objetivo perante Deus ter sido alcançado, a opinião das outras pessoas é o que menos importa quando o seu objetivo como líder é agradar a DEUS.

As vezes as pessoas têm medo de encarar desafios, liderar grupos ou equipes, e simplesmente se esquecem que não há liderança que não tenha sido instituída por Deus. E se você ocupa a posição de líder, não é por seus próprios méritos que você deverá liderar. Deus quer te capacitar, abençoar e te usar em sua obra. Um lider não vai obter sucesso com suas próprias habilidades ou esforços, o nome do Senhor é Glorificado quando as pessoas se entregam em suas mãos e confiam no que Deus pode operar através de suas vidas.

Lembre-se: Profissionais construíram o Titanic. Amadores construíram a Arca.

Moisés, quando recebeu o chamado do Senhor tentou relutar, colocou impecílios, dentre eles o do falar, por ser gago, achou que não conseguiria convencer o povo, e que as pessoas não acreditariam em suas palavras, mas Ele foi usado por Deus e tirou o povo da servidão no Egito e os conduziu pelo deserto rumo à Terra prometida. (Exodo 4:1-10)

Não deixe ninguém te subestimar. E o mais importante, não subestime a si próprio.

Seja como Davi, um jovem franzino, subestimado por seus próprios irmãos, colocou-se nas mãos do Senhor, e o gigante Golias que aterrorizava a nação de Israel foi derrotado e teve a sua cabeça cortada. E Davi, o subestimado Jovem mais tarde foi coroado Rei de toda a Nação.

Jamais fuja de uma responsabilidade, pois uma responsabilidade SEMPRE trás suas recompensas.


DEUS QUER TE USAR JOVEM. Coloque-se nas mãos do Senhor.

Que Deus o abençoe.


(Por: Vinícius Fratucci)

As pessoas que fizeram os desenhos não vão gostar muito disso, mas aqui estão eles (rsrs):

Keila:


Gleice:


Katucha:


Andressa:


Wesley:


Juliana:


Rafão:


Jonnas:


Carlos: